Volume de coleta
- algaeanalysis

- 21 de jul.
- 2 min de leitura
Quando falamos em monitoramento de comunidades planctônicas, como o fitoplâncton e o zooplâncton, uma dúvida comum é: "Qual o volume ideal a ser coletado para a análise?"
Essa escolha não é aleatória — ela deve seguir recomendações técnicas padronizadas para garantir a reprodutibilidade, comparabilidade dos dados e a qualidade dos resultados.
O que muitos não sabem é que a ABNT NBR 9897, norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas, trata especificamente das técnicas de amostragem e preservação de organismos aquáticos e indica volumes mínimos recomendados para diferentes tipos de análise.
Para análise quantitativa de fitoplâncton:
A norma orienta que o volume mínimo de coleta seja de 1 litro, podendo variar para mais conforme os objetivos da análise. A amostra deve ser preservada com solução de Lugol ou outro conservante compatível com a metodologia a ser empregada (como formol neutro).
Importante: A amostra quantitativa de fitoplâncton não pode ser filtrada. A filtragem compromete a contagem.
Para análise qualitativa de fitoplâncton:
Já para a análise qualitativa do fitoplâncton, a amostragem costuma ser realizada com o uso de rede de fitoplâncton com abertura de malha de 20µm a 25µm, sendo recomendado filtrar 250 litros de água. Após a filtragem, o material concentrado pode ser acondicionado em frascos de 100 a 250 mL e preservado com formol neutro.
Para análise quantitativa/qualitativa de zooplâncton:
No caso do zooplâncton, a amostragem costuma ser realizada com o uso de rede de zooplâncton com abertura de malha de 35µm a 68µm, sendo recomendado filtrar 250 litros de água. Após a filtragem, o material concentrado pode ser acondicionado em frascos de 100 a 250 mL e preservado com formol neutro.
A importância de seguir a norma
A ABNT NBR 9897 existe justamente para padronizar as coletas, evitando variações nos dados que não estejam relacionadas ao ambiente, mas sim ao método de amostragem. Ao seguir essa norma, laboratórios e pesquisadores garantem que os resultados obtidos possam ser comparados entre diferentes campanhas, pontos de coleta ou até entre instituições.
Aqui na Algae Analysis, todas as análises seguem os critérios estabelecidos pelas normas técnicas nacionais e internacionais, garantindo confiabilidade, precisão e rastreabilidade dos resultados.
Se você realiza coletas de plâncton, é essencial conhecer e seguir as normas técnicas.
Pensando nisso, a Algae Analysis oferece o Curso de Coleta e Preservação de Amostras de Fitoplâncton e Zooplâncton, com conteúdo atualizado e baseado nas principais normas e referências.

