O fitoplâncton pode ser classificado de acordo com o tamanho de suas células. O sistema de escala e nomenclatura proposto por Sieburth et al. (1978) tem sido amplamente adotado na ecologia do fitoplâncton para distinguir separações funcionais dentro do fitoplâncton.
O sistema de escala e nomenclatura proposto por Sieburth et al. (1978) é um método de classificação do fitoplancton baseado no tamanho das células e na estrutura morfológica. Este sistema foi desenvolvido por uma equipe de cientistas liderada por Victor S. Sieburth e publicado em um artigo intitulado "Pelagic ecosystem structure: Heterotrophic compartments of the plankton and their relationship to plankton size fractions".
Essa proposta de classificação foi uma tentativa de organizar e categorizar os diversos tipos de organismos microscópicos que compõem o fitoplâncton, levando em consideração não apenas o tamanho das células, mas também suas características morfológicas e comportamentais.
O sistema de Sieburth et al. (1978) introduziu várias categorias para descrever diferentes tipos de fitoplancton, incluindo:
Picophytoplankton
Nanophytoplankton
Microphytoplankton
Mesophytoplankton
Macrophytoplankton
Picophytoplankton: Refere-se a organismos fitoplanctônicos com células ainda menores que o nanofitoplâncton, com diâmetros entre 0,2 e 2 micrômetros (µm). O picofitoplâncton inclui principalmente cianobactérias e algumas algas unicelulares extremamente pequenas.
Nanophytoplankton: Compreende os organismos fitoplanctônicos com células pequenas, geralmente entre 2 e 20 micrômetros (µm) de diâmetro.
Microphytoplankton: Engloba organismos fitoplanctônicos com células visíveis ao microscópio óptico comum, geralmente variando de 20 a 200 micrômetros (µm) de diâmetro. O microfitoplâncton inclui uma ampla variedade de algas, como diatomáceas, dinoflagelados e algumas espécies de algas verdes.
Mesophytoplankton: Embora menos comumente referido, o mesofitoplâncton pode ser considerado uma categoria intermediária entre o micro e o macrofitoplâncton, com células geralmente entre 200 micrômetros (µm) a 2 mm e visíveis ao microscópio óptico comum.
Macrophytoplankton: Refere-se ao fitoplanctôn com células maiores que 2 mm e que podem ser visíveis a olho nu. O macrofitoplâncton inclui algas filamentosas, algas verdes pertencentes ao gênero Volvox sp., algumas diatomáceas do gênero Coscinodiscus sp, entre outros.
Esse sistema de classificação proporcionou uma estrutura para os cientistas descreverem e compararem os diferentes tipos de fitoplancton encontrados nos oceanos e em outros corpos d'água. No entanto, é importante observar que, ao longo do tempo, outras classificações e métodos de análise do fitoplâncton foram desenvolvidos, refletindo avanços na compreensão da ecologia e da taxonomia desses organismos.
Nosso curso de taxonomia do fitoplâncton oferece uma oportunidade única para você mergulhar no mundo das algas microscópicas, compreendendo suas características distintas e aprendendo a classificá-las com precisão. Inscreva-se agora em nosso curso de taxonomia e embarque nessa jornada de descoberta científica!
Commentaires